sexta-feira, 31 de agosto de 2007

CHAMPIONS LEAGUE - Comentário ao sorteio

Nestas coisas da Champions League não deixa de ser importante beneficiar de ventos favoráveis no sorteio.
Apriorísticamente, preferia que o grupo do meu Porto fosse constituído por Arsenal, Steaua e Rosenborg. O sorteio frustrou as expectativas. De facto, Liverpool, o Marselha e o Besiktas constituiem um pote complicado.
Em Anfield Road, perdemos sempre. Clubes turcos e gregos são tradicionalmente complicados, pelo apoio doméstico dos adeptos e pela impar entrega ao jogo das respectivas equipas. De positivo, retiro a constatação de que o Porto invariavelmente se superioriza às equipas gaulesas. Nos últimos anos, ultrapassamos Lyon, por diversas vezes, e também Lens, PSG e Marselha.
Apesar das sobreditas dificuldades, é exigível o apuramento para os oitavos de final.

O Benfica, tal como o Porto, não teve muita sorte, nem muito azar. O Milão, apesar de ter uma equipa envelhecida, é um eterno candidato à vitória na competição. É uma equipa tacticamente muito perto da perfeição, bem orientada, mecanizada e com um jogador fora de série, Kaka. Celtic e Shaktior Donetsk são equipas acessíveis mas, se enfrentadas com optimismo desmedido, podem ser fatais. Não penso que o Benfica vá fazer 16 pontos, como o faz um dos meus colegas de comentário, mas entendo que o apuramento é exigível e concretizável.

Last but not least, o Sporting, fruto da sua inclusão no pote 3, é a equipa nacional com a vida mais difícil: A Roma é indubitavelmente mais forte do que Marselha, Besiktas, Celtic ou Shaktior. Desta sorte, os leões enfrentarão uma verdadeira batalha. Ao contrário das outras equipas lusas, não se lhes exige o apuramento mas caso se consigam alcandorar ao 2º lugar do grupo realizarão um feito enorme.

Boa sorte a todos (excepto ao Benfica)

taça uefa - sorteio da 1ª eliminatória


Sorte madrasta para as equipas portuguesas na Taça Uefa.
Bayer Leverkusen-U. Leiria
P. Ferreira-AZ Alkmaar
Hammarby-Sp. Braga
Bayern de Munique-Belenenses
Os Holandeses do AZ Alkmaar de Van Gall vão apadrinhar a estreia do FC Paços de Ferreira.

Sorteio


Por muito que custe a alguns (muitos), la estava o Benfica ontem no sorteio para os grupos da Champions League. Era meia noite daqui por isso, como no dia anterior tinha acordado para ver o Copenhaga-Benfica, estava estoirado e decidi ler as noticias do sorteio so hoje de manha.
Pois bem. Como nos gostamos de ganhar a campeoes europeus do ano anterior, os confrontos com o Milan vao ser duas vitorias pelas batatas que forem... 6 pontos
O Celtic deu-nos 3-0 o ano passado, a gente percebeu como eram os gajos e demo-lhes 3-0 na segunda vez que os vimos. Ja nao nos enganam. Duas vitorias. Pelas batatas que forem... 12 pontos..
O Shaktar Donetsk eh um bocadinho mais complicado.. Se calhar empatamos o primeiro jogo ja que nao os conhecemos bem mas o segundo nao nos escapa... pelas batatas que forem... 16 pontos...
E assim la estaremos nos nos oitavos.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Apresentação do último craque associado a este painel de comentadores mais ou menos sinceros...


Olá!!! Apresentações: chamo-me Miguel Ângelo, ou Miguel Matos para os amigos (ou será ao contrário, não sei!!!), sou igualmente adepto do Glorioso S.C. Freamunde (há dúvidas?) e do igualmente não menos Glorioso S.L. Benfica. Tenho 29 anos (portanto, sou um veterano) e sou um temível avançado, com a bonita marca de 4 golos em 227 jogos em jogos distribuídos pelos clubes locais do Bairro do Outeiro, com breves passagens pelas Escolas de Sanfins de Ferreira, tendo marcado 1 golo em quarenta jogos realizados pelo clube Citânia de Sanfins e acabando por mostrar os seus dotes futebolísticos ao serviço dos "pretos" dos Zebiriguidófilos. Iniciei-me na baliza, passando pela defesa (daí muitos jogos sem marcar um golo) e actuo presentemente na dianteira, local onde menos estorvo os meus companheiros de equipa.




Freamundense e benfiquista indefectível, detesto os amarelos (marroquinos) e os presunçosos e raneiros dos portistas... desde já, um abraço esmagador aos elementos deste painel com preferências tão execráveis... como comummmente se diz, gostos não se discutem senão o que seria, nomeadamente, do amarelo...


Sou, por vezes, de baixo nível na defesa intransigente dos meus clubes mas nada como uma boa cerveja para amainar os ânimos (se bem que nunca ficam definitivamente sanados)...


Sinto-me preparado para criar grupinhos dentro deste painel e fazer parecer o Jogo Falado um programa de entretenimento para crianças de doze anos...


Aguardem por mais intervenções...

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Parecem mobilias a sair...

Antunes cinco temporadas no Roma
O defesa internacional português Antunes, ex-Paços de Ferreira, já está em Itália para realizar exames médicos e assinar contrato com o Roma, da Série A, disse à Lusa o empresário do futebolista.
"Está tudo tratado e ele já está em Roma para os exames médicos", disse Amaro Valente.

Assim vale a pena ter uma equipa cá na terra, compra-os novos, com qualidade, forma-os e depois despacha a bom preço. A lista é longa de jogadores que passaram por cá e foram vendidos tipo mobiliario de qualidade. Vamos à lista que me lembro: Ronny, Didi, Dani, Fredy, Cadu, Mario Sergio, Rafael, Luis Carlos, Beto, Zé Manuel, Geraldo... A Lista é longa e isso parece-me merito do treinador, que todos os anos reinvente uma nova equipa, o ano passado foi duas, da segunda saiu o Antunes.
Boa sorte em Itália, aproveita vai ao Vaticano agradecer o ultimo ano.

Falta alguem ou ja esta tudo?

Butt, Luis Filipe, Zoro, Andres Diaz, Adu, Di Maria, Coentrao, Berguessio, Cardozo, Rodriguez, Pereira, EdCarlos... mas alguem se importa de me avisar quando isto acabar? Felizmente ja eh dia 29 de Agosto... UFFFFAA..
P.S.: Vamos ver se consigo ver o jogo mais logo (2 e 45 da manha, hora local) e torcer para daqui a umas semanas ouvir o hino da Champions no Estadio da Luz.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

há coisas maiores que o futebol

Antonio Puerta Pérez
1984/11/28
183 cm
74 kg
defesa/médio esquerdo
internacional espanhol
jogador de futebol
sevilhano
irmão
filho
marido
futuro pai
...
2007/08/28 - falecido
.
...
.
li esta semana que não há maneira fácil de lidar com a morte.
mas ela é inevitável
triste vida sem ela
é sempre (ainda mais) triste ver partir um jovem
mas a melhor maneira que há para lidar com a morte
é mesmo a vida
e celebrarmo-la a todo o momento
no golo que marcamos
no beijo que damos
no sorriso do nosso filho...
.
descansa em paz e marca muitos golos lá em cima

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

FCP


Este meu Porto anda muito “sensaborão”. Se é certo que nos dois jogos da Liga ganhou em circunstâncias em que na época passada perdeu, é errado concluir que está mais forte do que no ano passado. Bem pelo contrário. Este é um Porto mais fraco. Contudo, é, também, um Porto mais equilibrado do que aquele que iniciou a época 2006/2007. Perdeu uma unidade nuclear no centro da defesa, Pepe, e não encontrou substituto do mesmo calibre. Pedro Emanuel, apesar da capacidade de liderança que se lhe reconhece, nunca foi um fora de série e está já em fase descendente. Stepanov é um jogador que poderá ser útil no futuro mas, nesta época, terá dificuldade em impor-se. A defesa lateral está como estava. O meio campo tem mais soluções. Falta Anderson, um craque, porém, o plantel está mais rico para qualquer das posições do miolo. Nas alas, aparentemente, também não estamos mais fortes. Depende do que vier a realizar Mariano Gonzalez. Sektioui, mesmo recuperado, à semelhança da época passada, entra em força e sairá de mansinho. Na frente, reina a mediania: Adriano, Hélder Postiga, Edgar… mais do mesmo. Falta saber o que vale Farias.
Em conclusão, a equipa nunca oscilará mas jamais será brilhante. Prevejo que não terá dificuldade em renovar o título, fruto da regularidade que vai fazer imperar ao longo da época, mas não entusiasmará, nem cá dentro, nem, muito menos, lá fora.

intencionalidade

"Alex Ferguson atribui a Carlos Tevez o golo da vitória do Manchester United frente ao Tottenham (1-0). O remate pertenceu a Nani, mas ficou a dúvida se a bola teria tocado no argentino ou não. O técnico acha que sim e por isso dá o tento ao avançado. "
in MaisFutebol
É por estas e por outras que eu só posso afirmar que a maior parte da tribo do futebol é uma cambada de ignorates, e é-o porque quer.
Sir Alex Fergunson atribui o golo a Tevez porque foi ele o último a marcar. Tá mal. Até agora o International Board deixava ser o árbito a decidir de quem era a autoria do golo. Mas no entanto, apesar da última palavra continuar a pertencer ao árbitro, o International Board recomenda no entanto, ou seja faz doutrina, que o golo deve ser atribuido a quem efectivamente tem a intenção de o fazer. Claro que no auto-golo, o defesa não tem esse intuito, mas aí também só é considerado quando o defesa desvia para a baliza uma bola que não ia nessa direção.
Ou seja... a intenção é que conta e não o facto em si. Também o mesmo se aplica a uma bola jogada com a mão. Por muito que possa ser dificil de comprender a muitas cabeças duras que por aí andam, se um jogador estiver sobre a linha de baliza e a bola lhe bater na mão, não é penaltí, por muito que isso evite que seja golo. E já agora, o simples facto de o braço estar em movimento não significa que seja para jogar a bola. Experimentem correr ou saltar com os braços amarrados.
Para quem insiste em regras aprendidas de lenga-lengas, façam o favor de ler as leis do jogo. Se calhar aprendem alguma coisa. E também ficam a perceber mais de futebol.

Gostar de futebol e viver em Macau

Tem as suas vantagens e as suas desvantagens..
Por um lado, relativamente ao futebol portugues, torna-se muito complicado seguir todos os jogos, todos os resumos. Os jogos, porque em Portugal se continua com a mania de marca-los a qualquer dia sempre as tantas da noite, passam aqui por volta das 3, 4 da manha. Ou tenho que acordar no dia seguinte as 7 para ir trabalhar ou entao eh fim de semana e tento gozar ao maximo a noite com a malta que por aqui vive. Ate agora vi mal e porcamente o Benfica-Copenhaga num site Dinamarques com a Antena 1 ligada com 2 minutos de delay e, como Sabado passado nao sai ate tarde, consegui acordar para ver a segunda parte do Leixoes-Benfica mas a meio do jogo (devido a sua elevada qualidade) encostei-me ao sofa e adormeci. La vou seguindo a maior parte das noticias nos sites do costume, Bola, Record e Jogo. Pelas noticias de hoje sei que o Benfica la vai contratar mais dois uruguaios e anda atras de mais um brasileiro e de um camarones naturalizado de frances. Nao sei porque mas tudo isto me faz lembrar os tudo menos saudosos tempos do Artur Jorge no que a contratacoes diz respeito. A unica vantagem eh que o treinador...nao eh o Artur Jorge. Empatamos com o Guimaraes e parece-me que a coisa nao foi muito melhor mas pelo menos ja se apostou em jovens da "cantera". Mais neste jogo do que em todo o reinado "Santista" segundo rezam as cronicas. Gosto de ver. E parece tambem que a garra foi um nadinha melhor, resultado de Camacho? Se calhar para ja somente da chicotada psicologica.
Mais para norte parece que os azuis ganharam ao clube que gosta de se equipar com as lonas das barracas da praia da Figueira, como dizia o outro. Mais nao me apetece comentar sobre este assunto.
Quanto as vantagens de viver por aqui. A existencia de um canal chamado ESPN que segue entre outros ao milimetro o campeonato Ingles, neste momento sem qualquer duvida o melhor campeonato do Mundo. E como em Inglaterra a malta percebe um bocado do que eh a mistica do futebol, os jogos acontecem a uma da tarde ou as tres da tarde de Domigo ou de Sabado, sendo transmitidos as 9 da noite daqui ou quanto muito as 11 da noite. Ontem vi o Man Utd-Tottenham (grande golo do Teves... ehrrr... perdao.. do Nani) e a semana passada o Liverpool-Chelsea (tinha qualquer coisa no olho qdo foi o penalti por isso o arbitro deve ter razao... JOUSEI MOURINHNIO)

domingo, 26 de agosto de 2007

desculpas

Tou curioso. Irão pedir desculpas ao Tottenham?

persistências

A memória é uma coisa f*****! e não podemos modar de um momento para o outro os nosso hábitos. Assi não é de estranhar que este SLB tenha muitas recordações do SLB do anterior treinador. Mas com as substituições que efectuou, o novo treinador, mostrou que também ainda tem algo do antigo.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

cabelo amarelo

Acho mal o Benfica emprestar o Gilles ao Estrela da Amadora. E quem é que fica lá a fazer o lugar dele? Equipa de futebol que se preze tem que ter um negro de cabelo amarelo ou pelo menos um branco de carapinha.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Apresentacao aos socios e simpatizantes.

Jogador em plena jogada pensante da qual resultou pouco perigo para os posts adversarios


Tal qual Yu Dabao, reforco Benfiquista descoberto por terras Asiaticas aqui me apresento para, igualmente com algumas duvidas dos assiduos leitores desta tertulia quanto as minhas qualidades futebloguisticas, reforcar o blog "esferico rolando sobre o relvado". Aqui fica a minha ficha blogosportiva:

-Primeiras declaracoes: Conheco alguns contribuidores deste blog, o esferico rolando sobre o relvado eh um blog muito forte. Estou muito contente pelo convite. Prometo muito trabalho que espero se possa reflectir em muitos posts.
-Contribuicao a partir de: Macau
-Posicao: Ponta de lanca que por vezes descai para a defesa e vice-versa.
-Blog desportivo anterior: nenhum (portanto um verdadeiro diamante bruto, quica realmente "bruto" na verdadeira acepcao da palavra o que podera motivar alguns incentivos vindos da bancada do genero: "Mas ca ganda bruto!").
-Idade: 30 anos
-Pe: dois.. tal como duas maos, cabeca e o resto...
-Valor do passe: Aqui em Macau custa umas 50 patacas sendo que cada viagem de autocarro pagando ao motorista fica por 2 patacas e meia para Macau e 3 patacas e meia se formos para a Taipa.

Informacoes adicionais: Nao se espantem com a por vezes estranha forma de escrita companheiros bloguistas. Eh o que da trabalhar em Macau para uma empresa Americana que nos arranja destes teclados sem acentos e sem ces de cedilha.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Quanto vale um treinador?

CAMACHO: € 160.000 / mês
Comentário de Camacho ao valor do Ordenado: "Há coisas fantásticas, não há?"

Pago assim tem de apresentar resultados... ou então não...
Primeira deliberação de Camacho foi obrigar os jogadores a usar caneleiras nos treinos! A proxima será retirar o cor de rosinha dos equipamentos, está a tornar a equipa muito delicada para o gosto dele.


terça-feira, 21 de agosto de 2007

Então o que é que estou aqui a fazer?

«Quando cheguei disseram-me que esta equipa do Benfica tinha o melhor plantel dos últimos anos e eu perguntei: Então o que é que estou aqui a fazer? Vou ver as coisas com calma. Quando se muda de treinador é porque as coisas não estão bem, temos de trabalhar para dar ritmo à equipa»
José António Camacho, 6 de Dezembro de 2002

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

a pré-epoca encarnada ou crónica de uma morte anunciada

Lembrou-se, hoje ao almoço, o meu pai de dizer que achava que o Fernando Santos não chegava ao fim da época. Esta observação, demasido óbvia tendo em conta os títulos dos jornais de hoje, só se torna pertinente pois quase de imediato é noticiada a saída do Nandinho. De facto não cehgou ao inal da época. De facto nem chegou ao final do dia. Desconhecia por completo os dotes de médium do meu pai.
No entanto, agora os analistas acham que era um final óbvio, já que depois da pré-época encarnada, Fernando Santos era o elemento mais fragilizado. Até aqui completamente de acordo. Só que também dizem que a saída do Simão e do Manuel Fernandes é que criou este problema ao treinador. - alto aí! No ano passado, o problema que foi criádo ao treinador foi a permanência do Simão, se bem me lembro.
A realidade é que o onze base encarnado que acabou a época passada foi: Quim; Nélson, D. Luiz, Luisão e Léo; Petit, Katsouranis, Karagounis e Simão; Nuno Gomes e Micolli
Deixa-me ver... saiu o Karagounis, o Micolli e o SIMÃO.
o Karagounis era o grego que esteve dispensado e foi reciclado, e que se afirmou definitivamente com o castigo do Nuno Assis. O Micolli, finda a passagem pelo "talho" da Luz, afirmou-se como uma pedra importante, mas que todos sabiam ser dificil de permanecer em terras lusas. Sobra Simão. Simão é realmente a grande baixa para a época que já iniciou. Era o motor do ataque benfiquista. A saída estranha de Manuel Fernandes só pode ser uma desculpa menor, visto que a grande vantagem de se manter o treinador e a equipa é manter-se também os automatismos e o fio de jogo. No fundo é manter a identidade da equipa.
Mas a realidade é que mesmo que mesmo que Fernando Santos elegesse uma equipa tipo: Quim; Nélson, D. Luiz, Luisão e Léo; Petit, Katsouranis, Nuno Assis e Rui Costa; Nuno Gomes e Cardozo, ou seja com apenas uma aquisição, a equipa parecia que nuna tinha jogado junta na vida. O que se passava é que eu às vezes questionava-me o que é que faziam nos treinos à porta fechada. Jogavam à sueca? A equipa simplesmente não tinha ideias, fio de jogo, identidade e subsistia à custa de laivos individuais, do Léo, do Micolli e sobretudo de Simão, ou seja dos baixinhos. E agora que saiu Simão é o que se vê. Porque Simão era um jogador de rasgos individuais, mas Rui Costa é o "maestro" e não solista, precisa de uma equipa que o entenda, que jogue e pense como equipa.
E se Fernando Santos não conseguiu num ano, por uma equipa com rotina no 4-2-3-1, a jogar minimamente em que táctica fosse, porque será que o ia fazer agora, quando perde o elemento mais importante e têm que integrar uma seríe de elementos novos, sendo que muitos deles são ainda apenas promessas?
Basta ver o (não) trabalho com Nélson (que que agora vai aprender e ter que trabalhar muito, com o Camacho). E seria pena que Adu, Coentrão, di Maria, não fossem devidamene acompanhados e não cresçam como jogadores.
Fazendo um balanço da Era Nandinho é dificil encontrar coisas boas. Ficou a dois pontos do Campeão e foi invicto em casa. Mas também paradoxalmente perdeu o jogo em casa. Foi eliminado da Champions por um acessível Celtic, da UEFA pelo Espanhol e caiu na Póvoa na Taça. A equipa a espaços jogou bom futebol, mas também era contagiada por um deserto de ideias tipo pontapé para a frente. Não apostava em jovens, ou melhor usava pouco o plantel e dizer que o plantel não tinha profundidade é uma questão no minimo duvidosa. David Luiz que estava empestado, só entrou mesmo por que teve muito que ser, depois até da adaptação de Katsouranis a central. E se não tivesse acontecido esse feliz conjunto de lesões, provavelmente o emprestado David Luiz já não morasse na Luz por falta de oportunidades para se mostrar. Por isso, não se pode afirmar da qualidade ou da falta dela do resto do plantel, porque simplesmente não se viram, e às vezes davam a ideia de andar lá para fazer número nas peladinhas.
A realidade é que o balanço é negativo e ninguém consegue dizer o contrário sem se rir. E este ínicio de época, apesar de sem derrotas, está a ser desastroso. Só não se percebe a tomada desta posição tão tardiamente por LFV. Ou melhor, percebe-se. É a teimosia de querer as coisas como se desejavam que fossem e não como elas são. É querer a estabilidade do plantel e do treinador. E se no plantel a realidade económica veio desmentir LFV, quanto ao treinador foi mesmo a realidade da pobreza futebolistica. E contra a verdade há pouco a fazer.

Santinhos foi embora...

Eu como Portista tenho pena, tenho mesmo muita pena... só conseguiu dar-nos 2 pontos, agora venha o proximo, ainda vem a tempo para passar vergonha quando vir a equipa que lá tem. Butt, Zoro, Luis Filipe, Sretenovic, Andrés Diaz e Bergessio.
Existe uma optima solução... vendam/ofereçam ao Sporting, lá eles rendem...
Espero no minimo mais 10 pontos perdidos... :D

Bamos lá atão...


hPEDRA

Desde tenros anos Portista ferrenho para contrariar a veia benfiquista que o pai apresentava. Passei por 2 taças europeias, um sem numero de campeonatos, varias taças da federação e Cândido Oliveira. Delirei com os 0-5 ao Benfica e os sucessos dos excluidos da luz.
Óptimo treinador de bancada com muitos anos de experiência no Championship manager (do Spectrum ao actual CM 07), conhecendo porventura os melhor craques virtuais do mundo.
Nascido e criado em Paços de Ferreira tenho grande estima pela equipa da terra, FC PAÇOS DE FERREIRA. Sempre pronto para o defender.
Praticante da modalidade desde sempre, actuo agora todas as segundas como organizador de jogo parado ou muito paradinho.


Matvei - Nota biograficobolística

Matvei, 33 anos.
Há duas décadas atrás, extremo direito das equipas jovens do sport clube de freamunde (um dos mais toscos da história do clube).
Sócio do Sport Clube de Freamunde.
Sócio do Futebol Clube do Porto desde 1986 até à data em que o Octávio Machado foi contratado para treinador do clube.
Indefectivelmente portista.
Crítico do Jorgenunismo.
Anti-benfiquista primário.

foi-se o nó no pescço

Bem... perguntava-se se chegaria ao Natal. Hoje, já se questionava se chegava ao final da semana. Pelos vistos não chegou ao final do dia.
O Nandinho saiu do Benfica, e o nó que apertava o pescoço de todos os benfiquistas, Nandinho incluído, também.
Vamos lá ver quem é o senhor que se segue. Quanto mais não seja, não faltam sequer as soluções internas: Chalana, Rui Águas e João Alves. Todos também benfiquistas e melhores opções que o Nandinho.
Em jeito de consulação, uma mensagem para o Nandinho: Podes sempre tornar a ser treinador do Benfica. Treinador de bancada como nós. Junta-te ao clube.

domingo, 19 de agosto de 2007

apresentem-se, cambada!

Vamos lá malta... à medida que forem entrando podem-se ir apresentando. Eu começo a dar o exemplo.

Nuno Leão, 29 anos, Freamunde
Torço pelo glorioso clube local, o SC Freamunde e pelo não menos glorioso SLB.

Passei ao lado de uma grande carreira como guarda-redes, terminada abruptamente com uma trágica lesão crónica no cotovelo esquerdo. Nasceu assim o lateral, esquerdo/direito (jogo igualmentesofrível em qualquer uma das alas).
Corro a faixa toda até ficar sem gasolina ou até exterminar os adversários todos. O que acontecer primeiro. ;)

apito inicial


Começou agora a época futebolistica nacional e o esférico já rola sobre o relvado. Vamos acompanhar aqui as incidêcias do panorama nacional e internacional e vamos ver se consigo trazer para aqui uma equipa multifacetada e das mais variadas cores, porque uma equipa não se faz só de avançados nem só com defesas.