sexta-feira, 31 de agosto de 2007

CHAMPIONS LEAGUE - Comentário ao sorteio

Nestas coisas da Champions League não deixa de ser importante beneficiar de ventos favoráveis no sorteio.
Apriorísticamente, preferia que o grupo do meu Porto fosse constituído por Arsenal, Steaua e Rosenborg. O sorteio frustrou as expectativas. De facto, Liverpool, o Marselha e o Besiktas constituiem um pote complicado.
Em Anfield Road, perdemos sempre. Clubes turcos e gregos são tradicionalmente complicados, pelo apoio doméstico dos adeptos e pela impar entrega ao jogo das respectivas equipas. De positivo, retiro a constatação de que o Porto invariavelmente se superioriza às equipas gaulesas. Nos últimos anos, ultrapassamos Lyon, por diversas vezes, e também Lens, PSG e Marselha.
Apesar das sobreditas dificuldades, é exigível o apuramento para os oitavos de final.

O Benfica, tal como o Porto, não teve muita sorte, nem muito azar. O Milão, apesar de ter uma equipa envelhecida, é um eterno candidato à vitória na competição. É uma equipa tacticamente muito perto da perfeição, bem orientada, mecanizada e com um jogador fora de série, Kaka. Celtic e Shaktior Donetsk são equipas acessíveis mas, se enfrentadas com optimismo desmedido, podem ser fatais. Não penso que o Benfica vá fazer 16 pontos, como o faz um dos meus colegas de comentário, mas entendo que o apuramento é exigível e concretizável.

Last but not least, o Sporting, fruto da sua inclusão no pote 3, é a equipa nacional com a vida mais difícil: A Roma é indubitavelmente mais forte do que Marselha, Besiktas, Celtic ou Shaktior. Desta sorte, os leões enfrentarão uma verdadeira batalha. Ao contrário das outras equipas lusas, não se lhes exige o apuramento mas caso se consigam alcandorar ao 2º lugar do grupo realizarão um feito enorme.

Boa sorte a todos (excepto ao Benfica)

4 comentários:

Nuno Leao disse...

Eu já andava a dizer por aé e agora vou dizer aqui. Não substimem o Shaktior. Quem achar que é uma equipa fácil anda muito desatento ao que esta equipa tem fieto nos últimos anos, e aos jogadores que tem comprado. O Shaktior só gastou em reforços 60 milhoes de euros. E para quem só conhece o Lucarelli, o Shaktior era a equipa que tinha o desconhecido Elano. Felizmente já não mora alí.

Nuno Santos Neto disse...

ok,não vou subestimar o Shaktior. :)
Para começar, vou aprender a escrever o nome da equipa: Ao que parece, é FC SHAKHTAR, de Donetsk.
Ficaram em 2º lugar no último campeonato, atrás do D. Kiev, e acabaram de vender quase uma equipa completa, entre os quais os melhores jogadores: Elano, Marica e Lastuvka. Compraram o Lucarelli e uns quantos brasileiros.
Em suma, não é um Barcelona :)
É assim a modos que um Besiktas...
A quem é forçoso ganhar, se o objectivo são os oitavos.

Nuno Leao disse...

A verdade é que os jogadores que eu mais apreciava no Shakhtar Donetsk era mesmo o Elano e o Marica. Muita atenção ao Marica, porque esse ainda é um ilustre desconhecido para muita gente e pode ser um jogador muito interessante na liga alemã (Estugarda). De qualquer maneira vou poder continuar a ve-lo na Champions.
Faltou referir a saída do Matuzalem para o Zaragoza (que também está a formar uma equipa muito interessante).
Mas vamos às contratações... algumas podem vir a ser interessantes até porque este clube tem descoberto algumas trutas.
Ilsinho lateral direito ex-S. Paulo;
Nery Castillo. cá está um médio mexicano bastante interessante.
O lucarelli e o william, acho q já saõ do conhecimento da maioria até pq ja ocuparam lugares de destaque nas paginas dos jornais nacionais.
De resto, também pouco mais sei e me lembro. Mas para os mais esquecidos recordem como o Sevilha os consegui eliminar na Taça UEFA do ano passado. Um jogo fantástico com um golo delicioso do Elano e um heroi: Palop

Nuno Leao disse...

desculpem-me. Correção. quem marcou o tal golo fantástico foi o Matuzalem. O Elano de facto também marcou nesse jogo mas não foi esse golo a q m referia. Já agora vejam o video do golo do Matuzalem e do golo do Palop.
http://www.youtube.com/watch?v=9H1KAE_SmqM&mode=related&search=